Fazer por ser

Fazer por ser

terça-feira, março 30, 2010

Caracter


Ora, após uma conversa animada,ultimamente têm sido algumas, estava a pensar porque é que consigo manter amizade com algumas pessoas quem em alguma altura da minha vida me decepcionaram e outras nem faço questão nem penso no assunto.

Não é que me considere a supra sumo da verdade ou da coerência, mas o facto é que consigo manter as minhas amizades, mesmo com algum mau feitio.

Todos nós temos altos e baixos, todos nós temos comportamentos dos quais nos arrependemos. Todos nós temos maior ou menor dificuldade em aceitar algumas coisas que nos vão acontecendo. Até aqui nada de novo. Diria que temos dias! Há dias mais tolerantes há dias que são mesmo para esquecer.

No entanto há situações e comportamentos que ultrapassam a nossa capacidade de tolerar ou de aceitar.

Uma das coisas que não consigo tolerar, é o mau carácter. Quando digo mau carácter não estou a pensar naquilo que eu posso tolerar ou aceitar melhor ou pior. Estou a pensar na personalidade de alguém que por dá cá aquela palha não olha a meios para fazer mal ao próximo! Não estou a pensar naquele tipo de gente que para subir na vida não olha a meios. Porque esses apesar de não concordar eu até entendo. Alguém sem escrúpulos, que tem um objectivo e um propósito que para ser alcançado implica passar por cima de quem está em concorrência directa ou mesmo de quem se atravessa à frente. Mas esses tem um propósito, chegar a qualquer lado, são pessoas mal formadas, egoístas e que não usam a cabeça! Só pensam no imediato!

Os “maus carácter” de quem eu estava a pensar é outro tipo de gente. São aqueles que não tem nenhum objectivo, não tem nenhum propósito, fazem o mal por fazer!
Também são egoístas, também não usam a cabeça, não pensam nas consequências e muito menos que eventualmente, em determinada circunstância podem estar em situação inversa. Mas estes nem objectivo tem!! Bem vistas as coisas, não tem é mesmo carácter!

Há gente (nem pessoas merecem ser chamados) que por muito que me esforce, não consigo encaixar. Já tentei perceber se o fazem por prazer, pois se assim fosse haveria um objectivo, mas não creio. Não consigo entender como se pode obter prazer provocando a insatisfação dos outros. Pode ser que seja uma lacuna no minha capacidade de entender o que me rodeia, mas para ser honesta prefiro continuar com essa “lacuna”. Não há ninguém perfeito!

E esse é um reconhecimento que só as pessoas com carácter conseguem fazer, prefiro continuar “ignorante” a entender gente assim.
Todos os conceitos que conhecemos ou melhor, tudo na vida é relativo. A coerência é um dos “valores” que mais preservo, podemos mudar de opinião porque captamos outro ponto de vista, mas temos que ser coerentes. Até na mudança!
Mudar de opinião ou de atitude não revela falta de carácter, antes pelo contrario, significa que ajustamos a nossa realidade a um novo conhecimento. Demonstra que somos suficientemente inteligentes para aceitar que não somos detentores da verdade absoluta, porque essa não existe, e a verdade que conhecemos tem varias faces, dependendo da sua proveniência.
Quem tem inteligência tem carácter. Quem tem carácter muda de opinião. Quem muda de opinião aceita o conhecimento dos outros. Quem aceita o conhecimento dos outros também respeita os outros. Quem respeita os outros é boa pessoa. Quem é boa pessoa tem carácter.
É tudo uma questão de respeito!
É tudo uma questão de carácter!

Sem comentários:

Enviar um comentário